Cargo: Rotary de Niterói 2º Presidente brasileiro de Rotary International 1975-1976
Lema: Dignificar o Ser Humano
Brasileiro, nasceu em 25 de julho de 1908, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, filho do Dr. Vital de Melo e D. Judith Imbassahy de Mello; casado com Acácia de Melo, com quem teve um filha e dois filhos. Iniciou a sua vida de trabalhos aos 17 anos de idade, como operário da Cia. Brasileira de Energia Elétrica, em Niterói, durante 8 anos, como limador, em diversas máquinas-ferramenta, como torneiro mecânico e fresador, depois em eletricidade como operador em sub-estações transformadoras de distribuição, tendo sido subchefe e chefe do departamento de Medidores e Laboratório de Testes.
Com a tranquilidade que o caracterizava, e com a qual conviveu com quantos dele se acercaram, Imbassahy
morreu no dia 12 de junho de 1993, no Rio de Janeiro-RJ, aos 85 anos de idade.
Ingressou no Rotary Club de Niterói em 4 de julho de 1935, na classificação Direito-Advocacia. Exerceu praticamente quase todos os cargos e comissões naquele clube, inclusive a presidência em 1942-43. Foi Governador do então Distrito 27, diretor do RI pela Iberoamérica, 2º vice-presidente do RI 1955-56, tendo servido também ao Rotary como presidente e membro de diversas comissões.
Como presidente, visitou 40 países e todos os Estados do Brasil.
Condecorado, no grau de comendador, pelos governos do Brasil, Panamá, República Dominicana, Colômbia e Itália.
Foi curador da Fundação Rotária por seis anos e seu presidente por dois exercícios.
Imbassahy participou oficialmente de programas em assembleias internacionais, conferências regionais e de dezenas de assembleias e conferências distritais, tendo sido, por diversas vezes, líder de discussão de grupo de Governadores na assembleia internacional, membro do Conselho de Legislação e de comissões de indicação de presidentes do RI, tendo representado presidentes em diversas conferências distritais no Brasil e no Exterior.
Contava em sua bagagem com larga cópia de trabalhos oferecidos em reuniões rotárias, alguns editados e publicados.
Foi Diretor da Escola de Trabalho (Escola Henrique Lage), de ensino técnico profissionalizante, no Governo Ary Parreiras. Foi Diretor do Instituto Vital Brasil, Diretor-Presidente da Cia. Brasileira de Águas e Esgotos de Niterói, Diretor da ACESITA, da Cia. Mineira de Cimento Portland e Cia. de Cimento Pains S/A em Minas Gerais.
Foi assessor do Presidente Macedo Soares na Conferência Nacional da Indústria e membro do Conselho Econômico daquela entidade. Consultor Jurídico, advogado e procurador da Caixa Econômica Federal no Estado do Rio por mais de 30 anos. Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro por dois biênios, e advogado e consultor jurídico de várias entidades e empresas.
Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, em 1935, na qual fez também o curso de doutorado em leis. Entre vários outros cursos e estudos, fez o Curso de Economia da CEPAL e o curso da Escola Superior de Guerra. Deixou valiosos trabalhos publicados.
Dedicado a atividades cívicas, foi presidente da comissão que erigiu o monumento ao Almirante Ary Parreiras, em Niterói, tendo sido secretário da comissão de recepção à Força Expedicionária Brasileira, em Niterói. Era reservista naval.
Desportista na juventude, pelo Clube de Regatas Icaraí, como nadador, remador e campeão de water-polo.
Advogado de profissão, membro da Ordem dos Advogados do Brasil e do Instituto dos Advogados Brasileiros.
Idealista, culto, de inigualável espírito público, modesto, hábil e comunicativo, Imbassahy deu tudo de si em favor da divulgação do objetivo da nossa instituição, como sócio veterano do Rotary Club de Niterói, e como delegado de presidentes do RI nos mais importantes eventos rotários, no Brasil e no Exterior, onde, com sua verve, transmitiu conhecimentos, entusiasmo e otimismo.
Fontes: Comp. José Silvano Pontes – Cartilha Rotária; https://www.nossosaopaulo.com.br/Rotary/RI_75-76ErnestoIMello.htm
Acadêmico Imortalizado – FERNANDO MOREIRA DE FARIA + 2021, nov 12
Rotary Club do Rio de Janeiro – Ipanema Presidente nos períodos 1994-1995, servindo com o Governador do Distrito 4570 Domingoe Resende de Oliveira e o Presidente de Rotary International Bill Huntley, da Inglaterra; e 2005-2006, servindo como o Governador do Distrito 4570 Sebastião Porto e o Presidente do Rotary International Carl-Wilhelm Stenhammar, da Suécia; e Governador 2013-2104 do Distrito 4570 servindo com o Presidente de Rotary International Ron D. Burton, dos Estados Unidos.
Lemas: 1994-1995 Seja Amigo; 2005-2006 Dar de Si Antes de Pensar em Si; 2013-2014 Viver Rotary Transformar Vidas
Atividades Profissionais:
Advogado pela Faculdade Brasileira de Ciências jurídicas em 1977. Administrador de Empresas pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro em 1980.
Cursos nas áreas de Gerência de Marketing pela PUC Rio em 1970; Mercado de Capitais, pela Fundação Vieira Fazenda, em 1970; e de Direito da Família Comparado, pela Universidade Balear, Espanha, em 1982.
Foi paraquedista militar; Coordenador Regional de Desenvolvimento Social da Prefeitura do Rio de Janeiro; Diretor de Relações Públicas e Vice-Presidente Social do Bangu Atlético Clube; membro do Centro Expressão Cultural de Teresópolis e do Elos Clube de Teresópolis.
Atividades Literárias:
Ocupou a Cadeira 38 da Academia Terezopolitana de Letras.
Colaborador em Flores da Poesia.
Crônicas publicadas em: Jornal do Bangu Atlético Clube, na Revista Brasil Rotário,e no Boletim do Rotary Club do Jardim Botânico.
Atividades Rotárias:
Ingressou no Rotary Club de Bangu em 1972, set, transferindo-se para o Rotary Club de Ipanema em 1989, jun Exerceu a presidência de clube em quatro períodos distintos 1978-1979 e 1986-1987 no Rotary Club de Bangu; e 1994-1995 e 2004-2005 no Rotary Club do Rio de Janeiro – Ipanema. Governador do Distrito 4570 do Rotary International em 2013-2014
Inúmeras palestras proferidas para Rotary Clubs. Foi presidente do Conselho Geral da Fundação Rotária de Educação para o Trabalho – FRET por mais de 10 anos, e colaborador do Serviço de Obras Sociais – SOS, no campo do Direito do Trabalho. Foi Diretor de Patrimônio da APAR Associação Patrulha Jovem do Rio, entidade para a qual advogou como voluntário por mais de 10 anos.