VISITA CULTURAL AO MUSEU NACIONAL
Memorável Acontecimento com Múltiplos Resultados

A incansável inquietação da Academia Rotária de Letras da Cidade do Rio de Janeiro em produzir saber, e colocá-lo à disposição da sociedade, resultou na iniciativa de empreender uma excursão ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro na manhã ensolarada do dia 23 de novembro de 2023.

A Comitiva integrada por 54 pessoas, contou com Acadêmicos, companheiros em Rotary (brasileiros e um italiano de passagem pelo Rio de Janeiro), presidentes de Clubes, Governadores de Distrito e, em destaque, com a participação ativa do Presidente Indicado 2025-2026 de Rotary International, o brasileiro Mário Cesar Martins de Camargo, convidado especial da ABROL Rio que foi acompanhado pelo casal Luiz Carlos Fávaro durante sua estada neste evento.

Pontualidade, descontração, disciplina diante do roteiro traçado, estreitamento de companheirismo e frutos de grande valor caracterizaram o encontro de 6 horas de duração.

O Acadêmico Gabriel Brito Gil organizou a recepção dos integrantes da Comitiva ainda no Estacionamento, direcionando-os para a Biblioteca Cetral. Lá chegando, e pra aquecer a integração do grupo, foi sorteado entre os não rotarianos presentes um exemplar do livro História e Realizações dos Rotarianos – Cem anos em solo fértil e generoso, entregue à senhora Monica Lehman, de Vila Isabel.

Nas boas-vindas alguns fatos surpreenderam a Comitiva, começando pela interpretação do Hino Nacional brasileiro ao som do cavaquinho pelo Companheiro Ronaldo da Conceição, do recém-formado Rotary Club Satélite de Duque de Caxias – Cidade das Serestas.

A entrega de uma gravura pelo Acadêmico Bemvindo Augusto Dias ao paleontólogo Alexander Kellner, com sua figura traçada pelo colombiano Eduardo, artista que já circulou o Brasil por vários Estados, fascinou o homenageado que, em seguida, recebeu o distintivo de Companheiro Paul Harris imposto em sua lapela pelos Governadores Pedro Durão (que outorgou o Título), do Rotary de Copacabana, e Pedro Dalbone, do Rotary de Volta Redonda.

Já com o distintivo em sua lapela, o Diretor Geral do Museu recebeu o Título de Companheiro Paul Harris das mãos do Presidente Indicado Mario Cesar que lhe colocou a Comenda Paul Harris em sua camisa, encerrando essa etapa de homenagens.

Emocionado, o professor Alexander Kellner agradeceu as homenagens, deus as boasvindas de amável acolhida e toda a Comitiva, realçou o seu reconhecimento pela atuação dos Rotarianos em diversos projetos e proferiu, então, a sua palestra sobre o projeto Museu Nacional Vivo, desde os primórdios que remontam à chegada da Família Real de Portugal ao Palácio da Quinta da Boa Vista, passando pelas diversas fases de sua consolidação, até o trágico incêndio em setembro de 2018.

Prosseguindo com entusiasmo, apresentou as medidas adotadas e as etapas em curso e os planos futuros. Encerrando esse momento, aconteceu a interpretação no cavaquinho do Hino da Cidade do Rio de Janeiro – Cidade Maravilhosa, acompanhado por todos com alegria.

Em seguida à sua apresentação na Biblioteca Central, o Diretor Geral convidou a Comitiva e acompanhá-lo em caminhada até o Palácio quando, lá chegando, pode mostrar a Cápsula do Tempo cuja placa de proteção em bronze registra:

2022- 2072  Todos os que por aqui passem protejam esta cápsula que guarda a memória da ciência, da tecnologia e da cultura de seu tempo e aponta as expectativas para o futuro na nação brasileira.

Abertas as portas centrais do Palácio, todos puderam ver o Meteorito Bendegó, uma das peças remanescentes do incêndio, que simboliza a resiliência e perseverança dos envolvidos no soerguimento do Museu Nacional.

Às 11:30 horas, quando se encerrava o programa da Visita Cultural, o Diretor Geral do Museu Nacional recebeu a visita da ex-ministra da Cultura da Alemanha, atual deputada Michele Mütefering que foi presentada pelo Acadêmico Joper Padrão com um quepe do Rotary e um exemplar do livro História e Realizações dos Rotarianos – Cem anos em solo fértil e generoso. Por oportuno, feitas as apresentações, o Presidente Indicado Mario Cesar permaneceu acompanhando a visita da Deputada ao interior do Palácio, em visita aos escombros conduzida pelo Diretor Geral Alexander Kellner.

Ao término da Visita Cultural, aconteceu um almoço de confraternização que possibilitou o estreitamento das relações em clima de alegre companheirismo, inclusive com a celebração do aniversário natalício de Ricardo Soichet, e de bodas do casal Glória e Bemvindo Augusto, ambos do Rotary da Tijuca.

Os depoimentos que se seguiriam pelo grupo WhatsApp da Comitiva demonstram a aprovação de todos (em anexo).

nov 23 Mensagens

A Visita Cultural aconteceu em absoluta tranquilidade, em clima de descontração, seguindo o roteiro programado, sem qualquer intercorrência. O resultado positivo encoraja e estimula novas iniciativas do gênero. Todo o resultado deve ser creditado a todas e todos que acreditaram no projeto, o apoiaram e a ele aderiram mesmo vindos de partes distantes. Nada lhes foi cobrado, exceto a adesão espontânea na certeza de que iriam aderir dentro do mais nobre espírito que une os Rotarianos há mais de um
século de Dar de Si, Sem Pensar em Si, sabendo que Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve.

Inspirados no lema do Museu Nacional, pode-se afirmar: A ABROL Rio Vive. Pois, então, viva a ABROL Rio. Para sempre Viva!

Joper Padrão
Presidente