SESSÃO SOLENE DE DIPLOMAÇÃO DE 3 NOVOS ACADÊMICOS
Cadeira 43 – Patricia Sena ! Cadeira 44 – Edson Joaquim Santana  !  Cadeira 47 – Siomara Castro

A diplomação de novos Acadêmicos eleitos para assumirem as suas Cadeiras na Academia Rotária de Letras da Cidade do Rio de Janeiro é sempre motivo de grande alegria e reflexões. No dia 9 de janeiro de 2024, pela quarta vêz, o Corpo de Acadêmicos se robustece com a admissão, nesta Sessão Solene, da Contadora Patricia Sena, do Médico Edson Santana e da Professora Sioamara Castro, alcançando, assim, 39 companheiros comprometidos em cumprir e fazer cumprir o Estatuto e as Resoluções da Academia e trabalhar pelo engrandecimento e bom nome da ABROL Rio.

Nosso Estatuto reza ser o primeito dos objetivos, congregar rotarianos e rotarianas para promover a cultura, estimular e desenvolver estudos e produção literária, artística e sóciocultural sobre Rotary, seus objetivos, serviços, vultos, e seus exemplos.

Promover a cultura: objetivo nobre e desafiante, numa sociedade tão carente desse nutriente essencial ao desenvolvimento de cada pessoa, de suas comunidades, e do mundo como um todo.

Refletindo sobre esse objetivo e sobre a importância de receber três novos rotarianos ávidos por contribuir com essa missão, me deixo tomar pela obra do advogado carioca José Roberto de Castro Neves – Caixa de Palavras (Ed. Nova Fronteira, RJ, 2023), particurlamente do instigante texto de sua quarta capa:

O que é um livro? Pode ser apenas um bloco de papel envolvido por uma capa – ou, como disse Borges, “um cubo de papel e couro”. Pode, igualmente, ser um agrupamento de palavras, uma cornucópia de informações, uma fonte de formação pessoal … No entanto, todos já tivemos a vida revolucionada por um livro. A força deste objeto, portanto, vai muito além daquilo que vemos, repousa em algo impalpável, quase mágico, que molda personalidades, toca almas, muda civilizações, altera o rumo dos acontecimentos. Basta que haja um leitor de coração aberto.

 

Ousando parafrasear esse texto, volto a uma indagação feita recentemete no site de nossa Academia. Perguntava, então: Para que serve uma Academia???

Afinal, o que é uma Academia? Pode ser apenas um conjunto de pessoas bem-intencionadas – ou, como define a Wikipedia, uma instituição de cunho literário e linguístico, que reúne uma quantidade limitada de membros efetivos, numa tradição iniciada no Século XVII com a Academia Francesa. … Pode, igualmente, ser um agrupamento de intenções nas mais diversas manifestações artísticas e culturais.

Sem ser leviano, posso afirmar que muitos de nós – provavelmente todos os participam dessa Sessão Solene, já tiveram a vida revolucionada por um livro, por uma informação histórica, por uma obra de arte, por um espetáculo, por uma exposição…. A força da cultura vai, pois, muito além daquilo que vemos, vai fundo em nosso sentimento, repousa em algo impalpável, quase mágico, que molda personalidades, toca almas, muda civilizações, amplia a ação de organizações centenárias, altera o rumo dos acontecimentos. Basta que haja uma pessoa de coração aberto, como bem cabe aos Rotarianos ao longo dos tempos e por todos os Continentes.

Prossigamos, então, produzindo saber, e colocando esse saber a disposição da sociedade. Lastreados pelo legado de nossos 50 Patronos, passamos a ter, a partir de hoje, 39 Acadêmicos que espontaneamente se apresentaram como aspirantes a ocupação de uma Cadeira, unindo-se pelo propósito de servir, com a alegria do companheirismo que congrega rotarianos e rotarianas dos Rotary Clubs que atuam no solo fértil e generoso da Cidade do Rio de Janeiro, berço do rotarismo entre todos os países de língua portuguesa.

Mantemos um sitio na internet com 3 linhas do tempo – no Mundo (desde 1905), no Brasil (desde 1916) e na Cidade do Rio de Janeiro (desde 1922) com acontecimentos que impactaram a coletividade; inauguramos o MAIS Museu da Imagem e do Som – com arquivos de áudio, documentos, vídeos, e fotos; editamos o primeiro livro impresso pela ABROL Rio e que circula por todo o País; divulgamos as obras editadas por nosso Corpo de Acadêmicos; organizamos a Galeria de Celebridades em Rotary, com 290 personalidades com referências validadoras, de todos os continentes, gêneros, etnias, religiões; realizamos a primeira visita cultural – ao Museu Nacional, com entrega de título de Companheiro Paul Harris ao Diretor, professor Alexander Kellner, excursão em grupo mesclando acadêmicos, rotarianos e convidados da comunidade, e que contou com a participação do Companheiro Mario Cesar de Camargo, do Rotary Club de Santo André; organizamos uma rede de conexões profissionais no LinkedIn, hoje com 587 participantes; e a partir de 1º de janeiro passamos a divulgar, diariamente, extratos de nossas pesquisas, realçando acontecimentos ocorridos no passado relacionadas a cada dia de nosso calendário.

Rotary orienta as ações de todos os Rotarianos em 7 áreas de enfoque: Promoção da Paz; Combate a Doenças; Água Limpa e Saneamento; Saúde de Mães e Filhos; Apoio à Educação; Desenvolvimento Econômicoe; e Proteção do Meio Ambiente. Nesse fabuloso elenco de causas destaco em Apoio à Educação a ajuda às comunidades a promoverem a educação básica e alfabetização, reduzirem a disparidade de gêneros na área educacional e aumentarem a alfabetização de adultos, e em Desenvolvimento Econômico a promoção de projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e comunitário, e que criam oportunidades de trabalho decente e produtivo pela identificação de soluções sustentáveis para combater a probreza. Nesse contexto, afirmo ser o desennvolvimento da cultura fundamental a uma e a outra ênfase que aqui destaco. .

Essa é uma breve reflexão sobre o que estamos realizando e que com os 3 novos acadêmicos, recebidos com calorosa saudação proferida pelo Acadêmico Sérgio Misse, que se somam ao nosso Sodalício, certamente muito mais faremos em nosso futuro próspero e promissor, continuando a fomentar esperança no mundo.

Sejam, pois, bem-vindas Acadêmicas Patricia Sena e Siomara Castro e bem-vindo Acadêmico Edson Santana à Magia de Rotary, pois a Humanidade, que será para sempre a nossa missão, carece e merece a nossa entusiasmada contribuição.

Sejamos construtores da paz, e que a cultura seja nossa matéria prima.

Joper Padrão
Presidente