A história da língua portuguesa no mundo remete a um fantástico passado. Atualmente, o idioma é utilizado por mais de 290 milhões de pessoas, sendo uma das cinco línguas mais faladas no mundo.
O português está presente em quatro continentes – Europa, América, África e Ásia – e é língua oficial em oito países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Além desses países, o português ainda está presente em Macau, território chinês que permaneceu sob permaneceu sob administração portuguesa até 1999, onde convive com o chinês como língua oficial, e em Goa, estado indiano que foi possessão portuguesa até 1961.
História da Língua Portuguesa no Mundo: De Portugal para o Mundo
Foram interesses comerciais que levaram os navegadores portugueses a procurar um caminho marítimo para as Índias em busca de especiarias.
Quando as primeiras caravelas portuguesas começaram a desbravar o oceano, teve início a viagem da língua portuguesa pelos diferentes continentes.
Entre os séculos XV e XVI, enquanto Portugal criava o primeiro império comercial europeu, o português se espalhou por vários territórios da África e Ásia. Na América, desembarcou no Brasil, onde é falado por mais de 186 milhões de pessoas.
Nos diferentes territórios onde se estabeleceu como língua oficial, o português sofreu influência das línguas locais, enriquecendo seu vocabulário com termos, como “jangada”, de origem malala, e chá, de origem chinesa.
Além disso, as várias situações de contato linguístico fizeram como que a língua falada em diferentes regiões adquirisse diferentes características referentes à pronúncia e à organização sintática.
Língua Oficial versus Língua Falada
Em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, embora o português seja a língua oficial, são os crioulos, ou seja, as línguas “mistas” de base portuguesa as línguas utilizadas pela população em situações de uso cotidiano.
De modo geral, o que se observa nesses países é que o português é utilizado nos documentos administrativos e oficiais.
Em Cabo Verde, por exemplo, os meios de comunicação (rádios e televisões) e as escolas também fazem uso da língua oficial.
Na Guiné-Bissau, o contexto de uso é ainda mais restrito: somente na zona comercial conhecida como a “praça” (correspondente a capital), a comunicação é feita em português.
Já em São Tome e Príncipe, o uso da língua oficial está associado à condição sociocultural: o português é falado pela população culta, pela classe média e pelos donos de propriedades.
Unidade e diversidade da língua
A língua portuguesa apresenta uma enorme diversidade em termos de maneira como é utilizada em diferentes regiões e por diferentes grupos sociais.
Há variações em termos fonológicos, morfossintáticos e lexicais. Apesar das muitas diferenças, os vários povos que falam português percebem-se como falantes de uma mesma línguas.
Essa visão define tais países como “irmãos” linguísticos, membros da comunidade dos lusofalantes, e lhes dá identidade cultural.
Por esse motivo, vários encontros mundiais têm sido promovidos pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para estreitar os laços culturais e garantir a preservação da identidade linguística de seus membros.
Assim, a história da língua portuguesa no mundo perdura até um presente diverso de uma língua irmã gêmea bivitelina.
Fonte: https://www.todoestudo.com.br/portugues/historia-da-lingua-portuguesa-no-mundo