O dia de hoje encarna dois objetivos da Academia Brasileira Rotária de Letras: incentivar as manifestações culturais no ambiente rotário, e difundir e preservar a língua portuguesa.

É, portanto, um dia especial.

Especial é também Governador Joper  Padrão do Espírito Santo. Falar de Joper Padrão é falar de um enamorado da Ética, da Ecologia,  da Fauna e da Flora.  Seus maiores ídolos são Paul Harris e Paulo Viriato Correia, dois plantadores de árvores.

Paul Harris, plantou árvores no mundo inteiro, inclusive em Santos, São Paulo e Rio de Janeiro.

Paulo Viriato Correia – diz  o próprio Joper Padrão, “com seu paletó verde, seu hábito de plantar Árvores da Amizade, fez desabrochar no coração e na mente dos rotarianos o amor ao meio ambiente”.

A árvore mantém o solo firme, evita a erosão e as enchentes. Ajuda a melhorar a qualidade do ar. Reduz o impacto da indústria do papel e da madeira. Ajuda a manutenção da flora. Diminui o aquecimento global, regula a temperatura e absorve o ruído urbano. Plantar árvore é um ato de realização pessoal.

Estou convencido que a ABROL da Cidade do Rio de Janeiro manterá sob sua custódia o  “Bosque da Amizade”, na Estrada Velha da Tijuca, onde cada um de nós terá sua árvore. A minha, um ipê amarelo, por gentileza do Presidente Joper Padrão, foi plantada nesta manhã, marcando a inauguração do bosque.

Com esta boa nova declaro aberta a sessão.

Está aberta a sessão.

Geraldo Leite

Presidente Nacional

Academia Brasileiro Rotária de Letras – ABROL