CADEIRA/PATRONO: 50 / MAURO RIBEIRO VIEGAS
Luciano Lunardelli Salomon, PR, 1958 niv 11
PAGINA EM CONSTRUÇÃO
Capitão-de-Mar-e-Guerra Reserva (Marinha do Brasil) desde 2005.
- Graduado em Ciências Navais, especialidade Sistemas de Armas em 1982 – Escola Naval – RJ (Marinha do Brasil);
- Pós-Graduação em Armamento em 1985, com ênfase em munição, explosivos e sistemas de armas – Centro de Instrução e Adestramento Almirante Wandenkolk (Marinha do Brasil);
- Curso Básico de SHIPPING em 1988 – FEMAR – Fundação de Estudos do Mar;
- Curso de Noções Fundamentais de Comércio Exterior – III/1993 – FEMAR – Fundação de Estudos do Mar;
– Curso para Chefes de Departamento na Surface Warfare Officer School Command em 1997, com ênfase em planejamento estratégico – Newport – RI – USA (US Navy); e
- Mestrado em Ciências Navais em 1998, com ênfase em Administração Pública – Escola de Guerra Naval – RJ (Marinha do Brasil).
- Curso de Gestão de Projetos nas Áreas Marítima e Portuária em 2005 – FEMAR – Fundação de Estudos do Mar;
- Curso de Introdução ao ISPS Code em 2005 – FEMAR – Fundação de Estudos do Mar;
- Curso de Afretamento de navios em 2005 – FEMAR – Fundação de Estudos do Mar;
- Curso de Pós-Graduação Executiva (MBE – Gestão Ambiental) em 2006 -COPPE-UFRJ;
- Curso de Atualização para Oficiais de Náutica (ATNO) equivalência para a obtenção da graduação de Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante (CLC) em 2007 – CIAGA – Centro de Instrução Alte. Graça Aranha (Marinha do Brasil);
- Curso de Radioperador Geral (EROG – GMDSS) em 2007 – CIAGA – Centro de Instrução
Graça Aranha (Marinha do Brasil);
- Curso Básico de Posicionamento Dinâmico (DP) em 2007 – CIAGA – Centro de Instrução
Graça Aranha (Marinha do Brasil);
- Curso de Radar ARPA em 2007 – CIAGA – Centro de Instrução Graça Aranha (Marinha do Brasil); e
- Curso Avançado de Combate a Incêndio em 2007 – CIAGA – Centro de Instrução Graça Aranha (Marinha do Brasil).
- Curso de Oficial de Proteção do Navio – SSO – em 2010 – CIAGA – Centro de Instrução Alte. Graça Aranha (Marinha do Brasil).
- Curso de Auditoria Interna de ISM – em 2011 – Lloyd’s
- Curso de Extensão Universitária – Incidentes e Acidentes da Navegação – em 2011 – UNIGRANRIO/SINDARIO.
- Curso de Direito Marítimo II – em 2012 – FEMAR – Fundação de Estudo do
- Curso sobre Risco Ambiental – em 2012 – FEMAR – Fundação de Estudo do
- Curso de Gerenciamento de Custos Logísticos – em 2012 – UNIGRANRIO/SINDARIO.
- Agenciamentos Marítimos – em 2012 – FEMAR – Fundação de Estudos do
- Manuseio de Âncoras – em 2015 – Maersk Training Brasil Treinamentos Marítimos.
- Desenvolvimento de Multiplicadores de Treinamento – em 2015 – Espaço
IDIOMAS
Inglês avançado e Espanhol intermediário. Residi nos EUA em 1985 (Woodward – Oklahoma – 4 meses) e 1997 (Newport – Rhode Island – 6 meses).
HISTÓRICO PROFISSIONAL – Principais realizações
- Abril de 2019 até o momento – Diretor da Lunardelli & Salomon
- Agosto de 2018 até Março de 2019 – Diretor Comercial e Marketing da CONSUB Defesa e
- responsável pela prospecção de negócios junto à Marinha do Brasil e mercado marítimo no Brasil e exterior;
– nesta ocasião foi possível negociar um Termo Aditivo ao contrato Fênix, para a modernização dos sistemas de combate de 3 Fragatas Classe Niterói da Marinha do Brasil.
- Abril de 2016 até Junho de 2018 – Gerente Comercial e Marketing da IRM do
- responsável pela prospecção de negócios no mercado marítimo na América do Sul para a comercialização de defensas marítimas e acessórios. Nesta ocasião tivemos a oportunidade de fornecer as defensas marítimas para o Porto do Açu e o Terminal Marítimo da Cargill em Santarém.
· Agosto de 2015 até março de 2016 – Consultor Treinamentos Marítimos na Maersk Training Brasil Treinamentos Marítimos Ltda.
- Setembro de 2014 até Junho de 2015 – Gerente Assistente Deck Training na Maersk Training Brasil Treinamentos Marítimos Ltda.
- responsável pelo credenciamento de cursos constantes do PREPOM junto à Autoridade Marítima;
- responsável pela implantação e adequação dos processos internos da empresa relativo aos cursos a serem credenciados/homologados, a fim de que os mesmos atendessem as Normas da Autoridade Marítima em vigor;
- responsável comercial por alguns clientes da área Offshore e Portuária prospectando, acompanhando e enviando propostas de treinamentos marítimos e portuários a fim de proporcionar aos clientes uma matriz de treinamento condizente às necessidades compulsórias e ideais de segurança das operações tanto no mar quanto em terra. Nesta ocasião conseguimos em tempo recorde credenciar e homologar mais de 1000 cursos junto a Autoridade Marítima, formando mais de 2000 marítimos brasileiros.
· Fevereiro 2013 até junho de 2015 – Consultor na Tridente Consultoria Especializada Ltda.
- responsável pela consultoria comercial na área de defesa e offshore de assuntos relativos ao DAMEN SHIPYARD GROUP (Holanda) que constrói no Brasil e no exterior rebocadores azimutais, embarcações de apoio marítimo, navios militares, ferries, dragas, pesqueiros e working boats e das empresas FAUN TRACKWAY e WFEL – empresa líder em pontes táticas militares (ambas da Inglaterra).
· Junho 2012 até junho de 2015 – Consultor na Great Ocean Serviços Marítimos Ltda.
- responsável pelos negócios comerciais das empresas representadas pela Great Ocean: IRM Offshore & Marine Engineers Ltd. (Defensas Marítimas e Produtos Offshore), PronkMultiservice (Solução em Material de Peação de Carga e Içamento a bordo, assim como Empacotamento Seguro de Material de alto valor agregado), Dutch Health BV (Lanchas Ambulâncias e Soluções hospitalares de campanha (Tendas e Containers) e ATMOS Sarl (Monitoramento Meteorológico para Portos, Aeroportos e Plataformas de Petróleo); e
- responsável pela consultoria de assuntos ligados ao ISM e ISPS Code, Gerenciamento de Tripulações e servindo de interface para assuntos institucionais (ANTAQ, ANVISA, DPC e Capitanias dos Portos).
– responsável pela negociação entre a Great Ocean e a Marinha do Brasil (MB) pelo afretamento em “Time Charter” do Navio Mercante Germania em nome do Armador Hartmann Rederei, Leer / Alemanha por seis meses, a fim de que o navio apoiasse a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz. Segundo a MB essa operação logística foi considerada a maior operação militar da MB nos últimos 30 anos.
· Abril de 2010 até Maio 2012 – Gerente de Gestão Marítima (DPA – Pessoa Designada e CSO – Company Security Officer) da LOG.STAR Navegação S.A. empresa formada da joint venture entre a TBS International (USA) e a LOG-IN Logística Intermodal S.A..
- responsável pelo gerenciamento das tripulações a bordo dos navios (contratação, rodízio e treinamento) reportando ao Gerente de Frota. Coordenador da implantação do ISM e ISPS Code na empresa reportando diretamente ao Presidente da empresa. Nesta ocasião tivemos a oportunidade de sermos a primeira empresa brasileira de navegação a regularizar e entregar uma Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) a um marítimo estrangeiro (Peruano), o que veio a abrir um mercado para os marítimos estrangeiros;
- atuando na interface com auditores, vistoriadores, agentes, ANTAQ, ANVISA, M.T.E, DPC (Diretoria de Portos e Costas) e Capitanias dos Portos.
- orçamento, controle de custos e Gerenciamento de: tripulações, Vistorias de Classe e Estatutárias dos navios;
- responsável pela aplicação da política de SMS da empresa; e
- planejamento estratégico das características e áreas de operação.
· Julho 2005 até Fevereiro de 2010 – Assessoria Comercial – Radiomar Ind. e Com. Ltda. (maior empresa de Eletrônica Naval no Brasil – Representante Exclusivo no Brasil FURUNO, além de ICOM, KVH, ORBIT – VSAT/TVRO)
- responsável pela gerência da conta Marinha do Brasil (MB), reportando os resultados de vendas ao Diretor Comercial, tendo em 4 anos elevado as vendas de equipamentos de navegação e comunicação para a MB em mais de 170%;e
- prospecção de negócios junto ao Ministério da Defesa, à Marinha do Brasil e Empresas de Navegação OFFSHORE.
- Julho de 2007 até Fevereiro de 2010 – Assessoria Comercial – Marka Exports Inc. (empresa coligada da Radiomar, com sede em Fort Lauderdale, FL-USA com expertise na comercialização dos equipamentos para a Marinha do Brasil feita através da Comissão Naval Brasileira em Washington (CNBW), reportando os resultados de vendas diretamente ao Presidente do Grupo.
· Julho de 2009 até abril de 2010 – Departamento Comercial – Maradi EPP (empresa parceira da Radiomar, especializada em novas construções e estaleiros. Reportando as vendas diretamente ao Diretor-Presidente da empresa.
- Julho de 2003 a Junho de 2005 – Diretoria-Geral do Material da Marinha
- Assessoria de Sistemas de Armas e de Fuzileiros Navais, acompanhando a obtenção, modernização e manutenção dos sistemas de armas e sensores; assim como acompanhando a obtenção e o controle de munição efetuados pela Marinha;
· Junho de 2002 a junho de 2003 Comandante da Força de Minagem e Varredura
- Responsável pelo Adestramento, Logística, Manutenção, Recursos Humanos e Operações de seis (6) navios com um total de 37 Oficiais e 350 Praças; e
- Responsável pela revitalização de equipamentos eletrônicos e de máquinas e o reparo de dois (2) navios na Base Naval de Aratu – Salvador – BA.
· Dezembro de 1998 a maio de 2002 Chefe de Departamento de Formação Marinheira da Escola Naval
- Responsável pela captação e comercialização de cotas de parcerias e patrocínios, tornando o evento auto-suficiente, possibilitando que a Marinha do Brasil investisse os recursos do orçamento em outras
· Março de 1992 a Dez de 1996 – Encarregado da Divisão de Guerra Acima D’Água (DIVIGAD) e Grupo de Operações (GRUOPE) no Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão
- Encarregado de diversos cursos e adestramento em simuladores visando o melhor qualificação e ao incremento das equipes de bordo na familiarização e na operação dos Sistemas Digitais Operativos empregados nos navios da Esquadra.
· Janeiro de 1991 a Fevereiro de 1992 Comandante do Navio Balizador “Comandante Varella”
- Responsável pelo balizamento e manutenção dos faróis e bóias de entrada e saída dos Portos de Itajaí, Florianópolis, Imbituba, Rio Grande e Porto Alegre. Navio com 3 Oficiais e cerca de 30 tripulantes (47 metros).
OUTRAS ATIVIDADES
- Membro do Rotary International desde 1992 até o presente momento – tendo sido Presidente 1998/1999 do Rotary Club Rio de Janeiro-Ipanema.
- Voluntário do Médicos sem Fronteiras