17 – Daniel Corrêa da Silva

Cargo: Rotary da Tijuca, Presidente 1964-1965, servindo com o Governador do Distrito 457 Arthur Dalmasso e com o Presidente do Rotary International Charles W. Pettengill dos Estados Unidos.

Lema: Vivam Rotary

Nascido em 1911 mar, 24, natural do Rio de Janeiro, filho de Francisco Simeão Corrêa da Silva, português e Josefina Mary Corrêa da Silva, espanhola. Fez o secundário no Lycée Français, mais adiante Liceu Franco Brasileiro, cursou Ciências Contábeis pela Escola Superior de Comércio Halfred, tendo ainda feito o Curso de Turbo Máquinas pelo Instituto Nacional de Tecnologia e o Curso de Máquinas e Motores, pela International Correspondence School – Scraton, USA. Faleceu no Rio de Janeiro em 1996, mar 17.

Daniel na juventude praticou muitos esportes: remo, natação e basquete – pelo Clube de Regatas do Flamengo, esgrima no Clube dos Bandeirantes do Brasil, equitação, com o lendário Marechal Acheé, em Barão de Javary. Foi da turma de 1930 da Reserva Naval.

A sua formação acadêmica auxiliou bastante nas suas atividades na Revista Brasil Industrial e Revista Tricolor, como ajudante de redação e no O Globo, como revisor pelos idos de 1930.

Trabalhou na Ingersoll Rand Company e Fontes Garcia & Cia Ltda, onde atuou como procurador junto às repartições públicas.

O seu espírito pesquisador e seu grande interesse pela mecânica dos fluídos, levou-o  a fundar, em 30 de setembro de 1946, a Dancor S.A. Indústria Mecânica, fabricante de bombas hidráulicas, cuja a primeira bomba foi usinada na Escola Profissional Souza Aguiar, localizada na avenida Gomes Freire no Centro da cidade.

Daniel foi casado com Alita Lowndes Corrêa da Silva, que sempre o estimulou em todos os momentos, com quem teve três filhos: Vilma, Marcelo e Regina Alice e cinco netos: Ronaldo, Renata, Roberta, Fernanda e Bernardo.

A Dancor, graças ao trabalho de seus filhos desenvolveu-se mais ainda e produz além de bombas hidráulicas, filtros para piscinas , além de uma série de produtos afins.

Daniel foi levado ao Rotary Club do Rio de Janeiro – Tijuca através das mãos do seu padrinho o saudoso companheiro Amandio Pinto e admitido em 09 de janeiro de 1957, perfeitamente identificado com o ideal de servir foi se destacando de forma incomum. Companheiro Paul Harris, em 1964-1965 foi presidente do Rotary Club da Tijuca, onde com outros companheiros liderou a Criação das Salas Oficinas, que deram ao Clube o único Prêmio Paul Harris que veio para América do Sul, 1964-1965 e 1965-1966. Foi o representante do Governador na fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro – Meier, do qual foi Associado honorário.

Idealizador e fundador da FRET – Fundação Rotária de Educação para o Trabalho.

A sua ação permanente em prol dos mais necessitados, onde “procurava ensinar a pescar”, permitiu que muitos jovens saíssem da marginalidade e se dedicassem ao trabalho, dando os seus primeiros passos nas Salas Oficina.

Daniel foi condecorado com a Medalha do Mérito Industrial pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, como reconhecimento de toda a sua trajetória em prol do desenvolvimento da indústria nesse Estado. E, também, recebeu o Prêmio de Rotary International de Serviços Acima de Si Mesmo a maior honraria que a organização confere a um rotariano, reconhecimento outorgado como fruto das contínuas contribuições para o Rotary. A placa que marca tal honraria vem com uma recomendação do Presidente de RI, Rajendra K. Saboo 1991/92, com o lema de seu período foi “Olhe Mais Além de Si Mesmo”.

De certo que Daniel sempre olhou além de si mesmo, atuou com integridade, serviu com amor e trabalhou pela paz, deixando para a posteridade uma grande lição e uma grande obra.

Foi admitido como associado do Rotary Club do Rio de Janeiro Tijuca em 1957, jan 9, ocupando a classificação: Bombas Hidráulicas –  Fabricação, presidindo o clube no período 1964-1965 servindo com o Governador do Distrito 457 Arthur Dalmaso.

Foi Companheiro Paul Harris.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Corr%C3%AAa_da_Silva

Habilidades

Postado em

22 de setembro de 2020

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *