29 – José Carlos Lino de Carvalho

Cargo: Rotary da Glória, Presidente 2015-2016, servindo com a Governadora Ivone Sacchetto Moreira (Acadêmica fundadora da ABROL Rio ocupante da Cadeira nº 18)  e o Presidente do Rotary International K. Ravi Ravindran  do Sri Lanka. Presidente da APAR Associação Patrulha Jovem do Rio de Janeiro.

Lema: Seja um Presente para o Mundo

Nascido em Catanduva, SP, em 11 de dezembro 1937, faleceu no Rio de Janeiro em 17 de março de 2019. Descendente de família de italianos de Taiuva, SP, segundo filho entre 10 irmãos de Adolpho Lino de Carvalho e Paulina Milani de Carvalho.

Ainda adolescente mudou-se para a Capital – São Paulo, onde viveu por toda a sua juventude e onde se firmou profissionalmente.

Músico desde os 14 anos, na Igreja foi Maestro da orquestra onde também tocava saxofone e clarinete.

Casou-se e de seu primeiro matrimônio teve duas filhas, Silvana – arquiteta e Selma – dentista, mãe de sua única neta – Beatriz.

Em 1972 mudou seu domicílio para o Rio de Janeiro. Nessa Cidade, casou-se com Elizena Ribeiro Chaves de Carvalho, com quem compartilhou extensa vida familiar, profissional e rotária.

Profissionalmente se destacou em nível nacional em mais de uma dezena de grandes seguradoras, sempre exercendo cargos de direção.

Participou como palestrante de inúmeros congressos e seminários nacionais e internacionais de seguros nas áreas técnicas e normativas, promovidos pelas seguradoras e órgãos oficiais, como Instituto de Resseguros do Brasil – IRB e a Superintendência Nacional de Seguros – SUSEP, Federação Nacional de Seguros – FENASEG e Fundação Nacional de Seguros – FUNENSEG e vários sindicatos regionais.

Foi membro da Comissão Técnica de Seguros – FENASEG, por mais de 40 anos. Na qualidade de professor e palestrante, além de integrar grupos de elaboração de legislação e condições especiais de seguros em várias modalidades, com destaque para a cadeira de automóveis em que promoveu avanços e inovações consideráveis, além de participar de especializações no exterior, em Boston EUA, e na Itália e Suécia.

A Prefeitura de Catanduva, sua cidade natal, lhe outorgou o título de Cidadão por Mérito Profissional.

Colaborou da edição do livro “A História do seguro no Brasil” de autoria de Alexis Cavichini.

Ingressou no Rotary do Rio de Janeiro – Glória em 1975, e lá permaneceu até a sua morte. Foi presidente por quatro períodos e exerceu todas as funções no Clube, sem desânimo mesmo nas adversidades. Manteve preservada a documentação da Secretaria e o acervo do Clube.

Foi Diretor e Presidiu a Associação Patrulha Jovem do Rio – APAR instituição da qual saíram milhares de jovens preparados para o primeiro emprego. Ao longo de sua trajetória na APAR, Lino distribuiu esperança com carinho e dedicação.

Incansável, também colaborou com o projeto para favorecer deficientes auditivos, desenvolvido pelo Rotary da Glória em parceria com o Rotary Club do Rio de Janeiro, destacando-se a pessoa da Companheira Christa Bonhoff Grun e como idealizadores os companheiros Félix Ayestaran, de saudosa memória, e do médico e companheiro Zigmund Welmovich.

Lino manteve-se presente em fóruns e seminários de treinamento, além de conferências distritais e Institutos Rotários. Foi entusiasta, divulgador e colaborador da Fundação Rotária, sendo Companheiro Paul Harris com 5 safiras.

Colaborou com a edição do livro sobre os 90 anos do Rotary no Brasil, de autoria da companheira Alice Cavalieri Lorentz.

Habilidades

Postado em

22 de setembro de 2020

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *