Cargo: Rotary da Tijuca, Presidente 1961-1962, servindo com o Governador do Distrito 4570 Fritz Weber e o Presidente de Rotary International Joseph A. Abey, dos Estados Unidos.
Lema: Agir
Nasceu em 1914, abr 28 e faleceu o Rio de Janeiro em 2009, jan 6..
Thamyres de Santa Izabel Protasio sempre foi personagem proeminente no campo social pela sua importância no setor médico e laboratorial de análises clínicas, na indústria Química e Farmacêutica e dedicado membro da Igreja Presbiteriana do Brasil. Médico, formado em 1936 na Faculdade de Medicina da Bahia, chegou ao Rio de Janeiro no ano seguinte para exercer sua profissão.
Tornou-se parceiro de Milton Fontes Magarão em um Laboratório Clínico, cuja atividade principal de anatomia patológica e citológica, transformou-se em empresa anos mais tarde, de forma pioneira, constituindo uma rede a partir de 1974 de coleta.
Como laboratório especializado foram os introdutores da hidrazida indicada em todos os casos de tuberculose pulmonar e extra pulmonar. Igualmente, dedicado ao setor farmacêutico foi Diretor do antigo e conhecido Laboratório Phymatosan, famoso na sua linha de xaropes e fortificantes, descongestionantes e ainda de outros produtos, por ele fabricados.
Chegaram na época a um plantel de 28 tipos de diferentes produtos, nas áreas de terapêuticos, principalmente de tônicos fortificantes e xaropes, beleza e higiene pessoal. Foram várias as funções que exerceu com grande rigor como o controle de qualidade, o plano geral de produção, o plano anual e quinquenal de compras, o inventariado de estoques semestral, as montagens das ordens de fabricação e serviços para cada tipo de área, o controle geral de custo primário e sua análise de preços, com apurações de preços unitários básicos, que serviam para a apuração dos custos finais que eram complementados pelas despesas administrativas, tais como folhas de pagamento, energia, tributações, publicidade e transportes.
Phymatosan, recomendado no tratamento de tosses, bronquites e como coadjuvante no tratamento da tuberculose era um composto de plantas da flora brasileira preparado pelo Laboratório Phymatosan S.A, sediado no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro. Seus componentes básicos eram extratos de jucá, agrião, guaco, cambará, maracujá e erva silvina.
Sua maior luta foi de fazer o governo entender que era impossível aceitar o congelamento de preços dos produtos sem que os insumos e outros serviços não tivessem o mesmo tratamento. Articulou e participou contrário a política que resultou na desnacionalização e no fechamento de grande número de laboratórios.
Ao lado dessa iniciativa empreendedora manteve em toda sua vida a administração de um grupo de fazendas de cacau no sul da Bahia. Nessa área sua liderança se afirmou desde a organização da sociedade formada com seu irmão e irmãs, até os dias de hoje com filhos e netos.
Ao mesmo tempo durante todo esse tempo sua dedicação a comunidade foi intensa, tanto como rotariano como presbiteriano. Esses elementos integravam sua personalidade e elevavam sua capacidade de realização.
Sua estreia em Rotary foi natural. Como voluntário de muitas causas, em relação a comunidade, sua chegada foi feita por muitas mãos. Sua eleição pelo Rotary da Tijuca foi rápida, justificada pelo número de amigos, até mesmo pela razão de seu endereço. Como frequentava tanto seu escritório na Rua México como o endereço da indústria na Tijuca, muitas foram as frequências nos dois Clubes rotários.
Em 1961 foi eleito presidente do Rotary Club da Tijuca. Daí em diante muitas foram as aproximações com a região ampliada. Esse estímulo acabou por criar a posse coletiva de todos os clubes com o governador do distrito e se tornou em uma tradição.
Em 1977 o reconhecimento através do título Companheiro Paul Harris serviu a três propósitos: prestar homenagem a uma pessoa merecedora, apoiar os programas da Fundação e divulgar o Rotary de maneira positiva. O título de Companheiro chegou apenas para oficializar o que já era possuidor.
Como membro da Igreja Presbiteriana de Copacabana sua participação foi também profunda. Tornou-se Presbítero muito cedo, tendo servido como administrador das finanças da Igreja durante mais de 20 anos.
Criou grande número de iniciativas e campanhas, sendo que a mais inovadora foi a de atualização da educação e treinamento funcional a milhares de crianças e adolescentes no Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente.
Essa Instituição fundada em 1910, foi motivada pelo sentimento de solidariedade por dezenas de crianças, filhos e filhas de membros da Igreja Presbiteriana que, devido a uma forte epidemia de febre amarela, ficaram órfãos. Essa instituição continua a caminho de seu centenário seguindo sempre com uma permanente modernização.
Thamyres de Santa Isabel Protásio foi o primeiro associado admitido pelo Rotary da Tijuca após a sua fundação em 1949 e permaneceu em seu quadro associativo até a sua morte.
Foi admitido como associado do Rotary Club do Rio de Janeiro Tijuca em 1955, mar 2, ocupando a classificação: Indústria Química Produção Farmacêutica – Fabricação, presidindo o clube no período 1961-1962 servindo com o Governador do Distrito 457 Fritz Weber.
Eu seu linguajar de bom baiano ficou marcada a sua saudação: “Bicho Bom” dirigida com carinho aos companheiros de sua estima pessoal.
Foi Companheiro Paul Harris.