MENSAGEM DO PRESIDENTE 2024-2026 BEMVINDO AUGUSTO DIAS

 Estimado Presidente Joper e em seu nome saúdo a todas e a todos os acadêmicos e convidados que nos prestigiam nesta cerimônia.

Não poderia deixar passar esta oportunidade, sem prestar a minha Homenagem ao meu amigo, padrinho e presidente Joper Padrão.

Quero realçar um pouco do que este gigante das letras e da sabedoria nos proporcionou, nestes últimos quatro anos na ABROL Rio.

Você foi protagonista da nossa história acadêmica.

Expresso o quanto lhe sou grato e privilegiado por acompanhar a sua dedicação, o seu amor com criatividade, sua doação de tempo e intelecto e a sua forma de implantar e conduzir a nossa academia.

Os desafios, que por certo se apresentaram, você soube com perspicácia e alto nível de inteligência, superá-los e ao mesmo tempo transformá-los em ação que engrandeceram o nosso sodalício.

Como disse o filósofo português Fernando Pessoa: “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo”. E você, amigo Joper, sabe guardar as pedras… e com maestria. Seu castelo está lindo!

Sua luz sempre foi divina.

Seu aguçado poder em pesquisar foi um dos fatos inéditos na formação da história da nossa Academia e tudo está disponível em nosso sítio, não somente para os acadêmicos, mas também à disposição de todos os rotarianos e da sociedade.

Sua liderança, com atitudes eficazes, fez da ABROL Rio um destaque entre as 28 academias existentes no Brasil.

Nosso ídolo, Ayrton Senna disse uma vez: “Na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes”.

Você só bate recordes com sua inteligência e fugacidade. Diria até que você sabe superar os seus próprios recordes. Tenho absoluto conhecimento do que estou falando.

Você e todos aqui sabem que não sou merecedor desta função que ora assumo, mas com humildade e a colaboração dos meus diretores, conselheiros e de todos vocês, irei dar o máximo para continuar a trilha do servir na ABROL Rio.

Aplicando um pouco do meu jeitinho indiquei o seu nome para não ser somente ex-presidente, o que é estatutário, mas para continuar no cargo junto a Diretoria Executiva, com a distinta e importante função de Relações Institucionais.

A diretoria, sob a sua liderança, conseguiu amealhar a adesão de pessoas de elevado padrão cultural e artístico que sobejamente representam seus clubes de Rotary e demonstram como é belo aplicar a nossa MISSÃO:    

“Produzir saber e levar este saber à sociedade”.

Airton Ortiz, jornalista gaúcho disse: “Somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que amamos”. Com esta frase ele demonstra o que este sodalício preza.

Você é o nosso estímulo.

É a alma viva que exemplifica e envolve cada de nós para a continuidade deste trabalho.

A cada nova elaboração intelectual apresentada por um dos nossos acadêmicos, você rapidamente disponibiliza em nosso site.

Quantas organizações agem da mesma forma?

A ABROL Rio congrega um grupo de pessoas que persevera na busca do conhecimento, da sabedoria, de visitas culturais, da constante aprendizagem, do companheirismo e da cultura.

Colaboramos para preservar a memória e a história do Rotary.

Mahatma Gandhi afirmou o que você, caro presidente Joper, busca e aplica diariamente: “Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia”.

Também lembro o pensamento do romancista Victor Hugo e que julgo ser o momento oportuno para a nossa solenidade: “As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade”.

Que esta tempestade de palavras continue a perseverar entre nós e que seja a luz para iluminar os projetos de nossa academia.

Finalmente, lhe agradeço pelos elogios e estímulo.

Estendo meu agradecimento:

A todos que enviaram suas mensagens.

Aos que nos ajudaram a realizar esta solenidade: da organização, do café até as fotos e filmagem.

Ao presidente da revista Rotary Brasil e acadêmico Ricardo Teixeira, pela cessão deste auditório.

Ao jornalista e editor-chefe da revista Rotary Brasil, Nuno Virgílio Neto, que atenciosamente nos acompanhou nesta cerimônia.

E em ESPECIAL A VOCÊS, acadêmicos e convidados, que hoje fizeram meu coração pulsar um pouco mais forte, de alegria e com maior responsabilidade.

Um beijo no coração de cada de vocês.

Namastê.

MENSAGEM DO PRESIDENTE 2020-2024 JOPER PADRÃO DO ESPIRITO SANTO

Trago comigo dois sentimentos – satisfação e gratidão – que afloram por meio desta mensagem nesta memorável manhã.

Quando o Confrade Geraldo Leite propôs a criação da primeira Academia com limitação a uma única Cidade, o fez para homenagear o berço de Rotary dentre todos os povos de língua portuguesa. O solo fértil e generoso da Cidade Maravilhosa. Iniciativa que certamente seria possível na medida que nossos pioneiros do Rotary do Rio de Janeiro, em 1923, seriam nossa fonte de inspiração. E assim foi. E assim temos a satisfação de ver, hoje, a Academia Rotária de Letras da Cidade do Rio de Janeiro uma realidade consolidada, com suas 50 cadeiras e seus respectivos Patronos ocupadas por 43 notáveis Acadêmicos e Acadêmicas.

Nesses primeiros quatro anos de existência tivemos um único Acadêmico Imortalizado, o Confrade Fernando Moreira de Faria, de saudosa memória, hoje compartilhando a condição de Patrono da Cadeira nº 4 com o Ernesto Imbassahy de Melo.

Corpo de acadêmicos sólido e participativo, mulheres e homens demonstrando, na prática, o exemplo da diversidade de gênero, etnias, vocações, experiências e faixas etárias, equidade pela imparcialidade na chance de inscrição justa de aspirantes que hoje representam 13 dos Rotary Clubs que atuam na Cidade do Rio de Janeiro, e inclusão de múltiplas formas de desenvolvimento da cultura em nosso meio. Diversidade, equidade e inclusão na prática.

Atividades pioneiras, em coerência com a História do Rotary na Cidade Maravilhosa, formam o fabuloso mosaico de realizações: instalação do sítio na internet mantido de forma dinâmica; plantio do Bosque da Amizade da ABROL Rio no Montanha Clube; implantação do MAIS Museu ABROL Rio da Imagem e do Som; pesquisa incansável na identificação de Rotarianos célebres em todos os continentes; visita cultural presencial ao Museu Nacional; edição de livro impresso com tiragem de 600 exemplares. Enfim, produzimos saber e colocamos os resultados à disposição da sociedade.

O que foi feito resulta no sentimento de satisfação que se soma ao de gratidão. Gratidão no terceiro nível, o nível mais profundo, como firmado por São Tomás de Aquino em seu Tratado da Gratidão.

Reconhecimento aos acadêmicos fundadores e aos que se colocaram como aspirantes ao preenchimento de vagas, aprovados por criteriosa análise da Comissão de Seleção. Agradecimento ao Acadêmico Alexis Cavicchini pelo patrocínio editorial do livro História e Realizações dos Rotarianos – Cem anos em solo fértil e generoso; ao Acadêmico André Fontes, pela iniciativa de indicação de meu nome para ocupar o cargo de Presidente Fundador deste Sodalício; ao Acadêmico Antônio Carlos Esteves Torres pela participação agregadora, alegre e contagiante; ao Acadêmico Gabriel Brito Gil pelas ideias inovadoras; ao Vice Presidente – a partir de hoje Presidente, Bemvindo Augusto Dias, a Tácito Melo Barbosa, Marlene Manso da Costa Reis e Sérgio Afonso Barbosa da Silva, membros da Diretoria Executiva e aos membros do Conselho Consultivo; e, em nome do Acadêmico Fundador Frederico Price Greci, temporariamente afastado de Rotary por razão de ocupações profissionais, e ao companheiro Pedro  Durão, pela concessão do título de Companheiro Paul Harris, entregue pelo Companheiro Mario Cesar de Camargo ao Diretor do Museu Nacional – o paleontólogo Alexander Kellner,  a todos os que colaboraram pelas mais diversas formas para essa inesquecível jornada.

Estamos em época de Olimpíadas. Época de Rebeca Andrade e de todos os atletas que representaram o Brasil. Nas corridas de revezamento, quando um competidor completa a sua parte na prova, ele passa o bastão para o próximo da sua equipe em um movimento que garante uma transição suave, ajuda a manter o ritmo da corrida e a alcançar o objetivo da competição a que se propôs. Assim, o ciclo de renovação se mostra saudável. E é com esse espírito que transmito a presidência da Academia Rotária de Letras da Cidade do Rio de Janeiro – ABROL Rio, entregando o bastão ao ilustre Acadêmico fundador Bemvindo Augusto Dias que, com a equipe de confrades e confreiras que constituem os colegiados sob sua liderança doravante, farão ainda muito mais nessa fabulosa jornada.

Comungo com a assertiva segundo a qual o objetivo do Rotary é criar condições em que a paz possa ser construída e mantida por meio de atividades sustentáveis e mensuráveis em comunidades do mundo inteiro. A construção da paz continua sendo a pedra angular da nossa missão como organização humanitária. Somos, pessoas em ação. Somos autênticos construtores da paz.

Há um ano alguém muito próximo me perguntou: Joper, para que serve a Academia? Essa instigante pergunta me levou a publicar um texto e para tentar respondê-la encerro aqui deixando como legado final deste período uma reflexão em forma proposta de lema: ABROL Rio – A Academia onde a cultura pavimenta a construção da paz!

Satisfação e gratidão sentimentos que compartilho com todos neste momento inesquecível!

Presidente Bemvindo Augusto Dias: o caminho se faz ao caminhar como diz o poeta sevilhano Antônio Machado, interpretado em música magistral por Joan Manuel Serrat e Joaquin Sabina. Boa jornada, Confrade Presidente. Golpe a golpe, verso a verso.

Viva a ABROL Rio, para sempre Viva!