Produzir saber, e colocar esse saber à disposição da Sociedade é a missão definida pela Academia Rotária de Letras da Cidade do Rio de Janeiro para sua trajetória.
Vários meios têm sido adotados para o cumprimento desse nobre ofício. A construção do site com as linhas do tempo pontuando os acontencimentos desde a fundação do Rotary em 1905 (no Mundo) e desde a fundação do primeiro Rotary Club em lingua portugues em 1923 (no Brasil e na Cidade do Rio de Janeiro; a identificação de logradouros públicos que perenizam rotarianos e Rotary em nossas Cidades; a pesquisa e instalação da Galeria de Celebridades; a implantação do MAIS – Museu Abrol Rio da Imagem e do Som com as salas de Imagens, Aúdios, Vídeos e Documentos; além das galerias de Patronos e Acadêmicos, foram alguns dos caminhos até aqui percorridos.
A edição do primeiro livro impresso – História e Realizações dos Rotarianos – Cem Anos em Solo Fértil e Generoso, foi o marco para a celebração do Centenário do Rotary em lingua portuguesa.
E nessa busca incansável de fazer dessa Academia um ser vivo e dinâmico, mais um passo importante é dado, desta feita levando Acadêmicos, Rotarianos e convidados para uma Visita Cultural em ambiente externo e presencial. A escolha recaiu em direção ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, no bairro Imperial de São Cristóvão, local histórico que vem demonstrando a sua resiliência após o incênciodrecém sofrido no Palácio que um dia acolheu como residência a Família Real.
Seu Diretor Geral, o paleontólogo de renome internacional, Professor Alexander Kellner foi sensível à proposta e prontamente se dispôs a acolher a comitivia da ABROL Rio apresentando uma palestra sobre o Instituto de Pesquisa e o projeto Museu NAcional Vive, de recuperação do Palácio e de seu acervo.
Uma oportunidade única em que Acadêmicos serão os afintriões de uma comitiva estimada em 70 pessoas que contará, cinlsuive, com a participação do Casal Governador do Distrito 4571 – Pedro e Jaqueline Dalbone, de Governadores anteriores e futuros e, ainda, em destaque especial, ao Presidente Indicado 2024-2025 de Rotary International, o companheuro Mario César Martins de Camargo que de pronto se alinhou a esta iniciativa e dela partipará, fazendo a entrega ao anfitrião – Professor Alexander, do Título de Companheiro Paul Harris, gentilemnte ofertado pelo Governador Pedro Loureiro Durão.
Enfim, uma primeira excursão para produzir saber, entregando os resultados à Sociedade. Isto é Rotary! Assim é a ABROL Rio.
Desde já, deixamos consignado os nossos mais sinceros agradecimentos a todas e todos que acreditaram e apoiaram a ideia, assim, como nos desculpamos pelas eventuais falhas ou omissões. Num próximo projeto em local público, faremos melhor, sempre melhor, causando impactos duradouros em nós mesmos, em nossa comunidade e no Mundo como um todo. Junte-se a Nós!
Joper Padrão do Espirito Santo
Presidente