Nasceu no Rio de Janeiro em 1930, mar 5. Faleceu no Rio de Janeiro em 2024, set 13, enquanto associado ao Rotary Club do Rio de Janeiro – Tijuca onde ocupou a classificação Engenharia química
Aos 15 anos de idade, em 1945, iniciou-se a trabalhar no setor industrial, como “office- boy” de uma empresa de origem norte-americana; um mês após a admissão, foi promovido a auxiliar de laboratório, por indicação do Diretor Técnico Dr. Juvenal Osório de Araújo Dória, posteriormente Primeiro Presidente do Conselho Regional de Química – 3ª Região e Segundo Presidente do Conselho Federal de Química, químico industrial diplomado pela então Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil em 1935.
Sempre trabalhando, em 1950 estudou no Curso Moseley de admissão universitária, dirigido pelos químicos industriais Daniel Custódio Moura e Gabriel Franciss. Diplomou-se como Químico Industrial pela Escola Nacional de Química, em 1954; posteriormente, obteve o grau de Engenheiro Químico pela mesma Escola e o de Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Souza Marques, em 1975.
Como profissional viveu e aprendeu culturas morando em vários países: Estados Unidos, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai, África do Sul, Egito, Marrocos, Moçambique, Nigéria, Quênia, República Democrática do Congo, Senegal e Tanzânia.
Pesquisador da área química e farmacêutica, foi gerente de grandes empresas na área petrolífera, petroquímica, química, embalagens industriais, gráfica e metalúrgica
Honrarias:
Foi membro da academia rio-grandense de química. Igualmente foi-lhe outorgada pelo plenário do conselho regional de química 3ª região AntoIne-Laurent de Lavoisier. Recebeu o título honorífico Retorta de Ouro, pelo Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Estado do Rio de Janeiro em vista de serviços prestados à química no Brasil durante solenidade patrocinada pelo conselho federal de química e organizado pelo conselho regional de química 3a região.
Fluente em inglês.
Autor de Nas Andanças do Tempo, Oitent´anos de danças; Rio de Janeiro, Nova Razão Cultural, 2010.
Publicou mais de 100 crônicas e artigos preparados em 8 anos desde 2013 (vide lista anexa).
Associado ao Rotary Club do Rio de Janeiro – Tijuca
Foi fundador e primeiro presidente do Rotary Club do Rio de Janeiro – Jardim Botânico. Por razões profissionais transferiu-se para o Rotary Club de São Cristóvão e mais adiante para o Rotary Club de erramos é fazendo uma trajetória de mais de 16 anos nessas unidades rotárias da cidade do Rio de Janeiro.
Teve destacada atividade nas relações internacionais e nessa via ressalta-se as seguintes ações Em que teve participação e/ou foi responsável pela organização:
1961 – Homenagem a Albert Sabin
1972 – Visita ao Rotary Club de Luanda, Angola.
1985 e 1986 – homenagens prestadas há vários países com orientação, assessoria distrital de Nelson Calafate e administração de cada clube anfitrião – Costa do Marfim pelo Rotary Club de São Cristóvão; Espanha pelo Rotary Club da Tijuca; Itália pelo Rotary Club da Tijuca; Portugal pelo Rotary Club de São Cristóvão; República Democrática da Alemanha pelo Rotary Club da Gávea.
1987 – Encontro da Independência – Novos caminhos para o mundo, com a participação do Corpo Artístico da Universidade Gama Filho e a Banda Sinfônica da Força Aérea Brasileira, realizado no Clube da Aeronáutica Rio de Janeiro, evento patrocinado pela ADSEG RJ.
1988 – Caminhando rumo à verdadeira paz – Rotary comunidade e paz, Congraçamento universal no complexo da UERJ com a presença de 49 países cujos Embaixadores vieram de Brasília.
1989 – Líder do grupo de IGE Para a Flórida USA.
2002 – Uma jovem participante programa de intercâmbio de jovens do Rotary na cidade de Las Cruces, Novo México, USA, foi apresentada por Nelson Calafate ao então cônsul dos Estados Unidos no Brasil, Mr. Mark Boulware, associado do Rotary Club do Rio de Janeiro, para que obtivesse visto pelo período extraordinário de 4 anos pois a jovem havia sido aprovada para a bolsa de estudos na Universidade de Las Cruces, o que lhe foi concedido. A jovem diplomou-se administração e comércio exterior, ficou radicada no Novo México aonde exerceu o magistério.