5 – Paulo Viriato Correa da Costa

Cargo: Rotary de Santos 3º Presidente brasileiro de Rotary International (entre julho de 1990 e junho de 1991)

Lema: Valorize Rotary com fé e entusiasmo

Brasileiro, nasceu em Santos, São Paulo, no dia 23 de Janeiro de 1930.
Foi casado com a Sra. Rita Corrêa da Costa, com quem teve 4 filhos e 4 netos: Paulo Eduardo, casado com Marisa, ambos rotarianos; César Luís, rotariano, casado com Eliana, pais de Enrico; Carmen Cinthia, rotariana, casada com Gilberto Orsi Machado, pais de Júlia e Jorge Augusto, rotariano, pai de Vitória e Murilo. Todos os membros da família são “Companheiros Paul Harris”. Católicos praticantes, Paulo e Rita foram membros do Movimento Casais de Nossa Senhora e Cursinhos de Cristandade. Faleceu em 10 de Abril de 2000, em São Paulo-SP.

Empresário, empreendedor e arquiteto brasileiro, fundador e presidente das empresas Arena Construtora e Incorporadora Imobiliária Integral Santista esteve à frente de um dos mais respeitados conglomerados de empresas de Santos, concorrendo para o desenvolvimento urbano e aos setores de navegação e bancário.

Graduou-se em Arquitetura, pela Universidade Mackenzie de São Paulo, foi presidente de 7 empresas ligadas ao ramo imobiliário e de navegação marítima.

Ingressou em Rotary no dia 7 de março de 1956, no Rotary Club de Santos. Foi presidente de seu clube na gestão 1961/62 e Governador do Distrito 461 (hoje 4610) no ano rotário 1972/73. Foi membro honoráirio de 92 Rotary Clubs e de 12 Rotaracts de sua área. Detentor do Prêmio de Mérito Rotário e do Título de Benfeitor, do Prêmio por Serviços Distinguidos e da Citação por Serviços Meritórios da Fundação Rotária, além do título Companheiro Paul Harris (5 safiras).

Foi diretor, vice-presidente e presidente do Rotary International, Curador e Chairman da Fundação Rotária 1995/96 e Representante Presidencial do RI para as Nações Unidas. Presidente e membro de 22 comitês do RI e de 9 da Fundação Rotária. Ocupou 10 posições relevantes a nível internacional, foi delegado do Distrito 4610 em 6 Conselhos de Legislação e delegado do Rotary Club de Santos em 24 Convenções Internacionais.
Convocador de 4 Institutos Regionais e presidente de comissão do “Jantar de Companheirismo”, em 5 eventos internacionais. Representou o Presidente de RI em 21 Institutos e Conferências Regionais, foi ‘aide’ de 10 Presidentes de R.I. quando de suas visitas ao Brasil. Cavaleiro da Soberana Ordem Militar de Malta, membro do Corpo de Jurados da Comarca de Santos, presidente e membro de 11 organizações comunitárias, além de detentor de condecorações, títulos e prêmios de 34 entidades do Brasil e do Exterior.

Moderador, orador e conferencista em vários eventos rotários, dentro e fora da Brasil. Apadrinhou mais de 20 novos sócios de Rotary, manteve frequência 100% por mais de 25 anos e teve mais de 120 artigos publicados em revistas do Brasil e do Exterior.

Paulo Viriato lançou um desafio aos rotarianos do mundo inteiro, concentrado em quatro áreas básicas:
Flora, Fauna, Poluição do Ar e Proteção das Águas. Incentivou assim, de maneira contagiante, o trabalho que muitos clubes e distritos já desenvolviam no campo da Ecologia.

Ao lema do Rotary para 1990-91, “VALORIZE ROTARY COM FÉ E ENTUSIASMO” (de sua autoria), adicionou outro lema, tão importante quão significativo: “PRESERVE O PLANETA TERRA”

Participou do Conselho de Administração da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto[1]. Em artigo no Jornal “A Tribuna” de Santos, a Escritora Santista Edith Pires Gonçalves Dias, escreveria sobre sua especial dedicação à Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto: “Particularmente, sou grata a ele por ter integrado o grupo corajoso que aceitou o desafio de recuperar o casarão branco, que quase sucumbiu por obra do vandalismo que o atingiu. Seu nome está perpetuado na Pinacoteca Benedicto Calixto, como um dos que mais lutou para que ela se tornasse realidade”.

Foi membro do Conselho de Administração do Museu de Arte Sacra de Santos e da Casa da Esperança de Santos. Ocupou a cadeira Marechal Rondon no Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

Agraciado com a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo pela Câmara Municipal de São Paulo em reconhecimento a toda sua dedicação e envolvimento com as questões sociais e comunitárias. [4]

Recebeu a Ordem Superior do Ipiranga, concedida pelo Governo do Estado de São Paulo,[5] pela realização do evento que reuniu mais de 18000 participantes em São Paulo.

Foi homenageado pela Câmara Municipal de Porto Alegre em 11/12/1990 com a outorga da Medalha de Cidadão de Porto Alegra [6]

Em sua homenagem as cidades de Santos, Jacarei, e Taubate, no Estado de São Paulo [7] outorgaram o seu nome a logradouros públicos

Cavaleiro da Ordem Soberana e Militar de Malta [8] e membro da ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

Fontes: Comp. José Silvano Pontes – Cartilha Rotária

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Viriato_Corr%C3%AAa_da_Costa

Habilidades

Postado em

22 de setembro de 2020

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *